Início > Outros > H1N1: Primeiro caso em Portugal surgiu há um ano

H1N1: Primeiro caso em Portugal surgiu há um ano

Fonte: Lusa

Dos 192294 casos de gripe A diagnosticados em Portugal, apenas 1436 (0,7 por cento) necessitaram de internamento. Durante a pandemia, os serviços de cuidados intensivos (UCI) sofreram um acréscimo de 200 a 300 internamentos.

O pneumologista Filipe Froes afirmou à Lusa que os serviços de cuidados intensivos conseguiram assegurar o atendimento de todos os doentes que necessitavam destes cuidados, apesar do aumento de 200 a 300 internamentos durante a pandemia da gripe A.

Um ano depois do primeiro caso de gripe A em Portugal, Filipe Froes, do Hospital Pulido Valente e consultor da Direcção-Geral da Saúde, afirmou que os internamentos “não tiveram repercussão em termos de oferta de cuidados intensivos para as pessoas que necessitavam deles por outras causas”.

Para o especialista, a pandemia da gripe A foi “globalmente” bem gerida pelo sistema de saúde, tanto na abordagem dos doentes, como no que refere à utilização e alocação para esses doentes. Os recursos canalizados para esta situação não prejudicaram “o  atendimento de outros doentes”.

Portugal reagiu bem ao cenário, reunindo o esforço de diferentes sectores que permitiu um impacto notório na prevenção de consequências maiores tanto a nível individual como da sociedade.

Uma prevenção não tão eficaz teria culminado em “mais hospitalizações a nível de enfermarias, cuidados intensivos e, certamente, mais óbitos”.

Filipe Froes elegeu, como um dos aspectos menos positivos, a dificuldade em transmitir uma “mensagem aparentemente simples, mas complicada”, ou seja, o facto de existirem quadros clínicos mais graves, quando na maioria dos casos a situação era benigna.

Categorias:Outros
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: