Início > Saúde Pública > Resistência a antibióticos na lista de doenças de declaração obrigatória

Resistência a antibióticos na lista de doenças de declaração obrigatória

Fonte: TSF

A resistência aos antibióticos vai passar a fazer parte da lista de doenças de declaração obrigatória, isto numa altura em que o director-geral de Saúde admitiu que este tipo de problema está a começar a preocupá-lo.

Num seminário que está a decorrer em Lisboa, Francisco George disse estar preocupado com o uso excessivo de antibióticos e pediu, por isso, a médicos e veterinários que receitem medicamentos «com grande critério».

«Os doentes também têm de observar com rigor os tratamentos que são indicados, as tomas, o número de vezes por dia, quanto tempo deve fazer o tratamento», acrescentou.

Francisco George fez ainda referência ao «aumento da ineficácia dos antibióticos em relação às bactérias», o que faz com que se vá passar a incluir «a notificação dos fenómenos de resistência analisados em laboratório neste sistema pela primeira vez no país».

Os laboratórios de análises clínicas também passam a ser obrigados a declarar as doenças, o que permitirá que seja «seguida a evolução de determinadas doenças» através do trabalho feitos nestes laboratório, indicou Francisco George.

Estas doenças passam a ser reportadas através de um sistema semelhante ao da entrega de declarações de IRS na Internet, o que faz com que Francisco George acredite que se vá verificar uma melhoria em relação às informações sobre doenças de declaração obrigatória dentro de um ano.

Categorias:Saúde Pública
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: