Início > Segurança Alimentar > 13 pessoas mortas com listeriose

13 pessoas mortas com listeriose

Fonte: Edição online do semanário “SOL”

listeria

A Direcção Geral de Saúde (DGS) anunciou em comunicado que está a investigar casos de listeriose ocorridos em Lisboa e Vale do Tejo, que segundo o jornal ‘Sol’ são já mais de 20 e terão causado 13 mortes desde o início do ano.

Ainda segundo este semanário, o laboratório de Biotecnologia da Universidade Católica do Porto classifica a existência de cerca de 20 doentes com listeriose como “um surto”, já que os casos estão concentrados na área metropolitana de Lisboa.

Tal como a maioria das toxinfecções alimentares, caracteriza-se por um curso clínico benigno, caracterizado por sindroma febril agudo auto limitado, por vezes acompanhado de diarreia. A doença de evolução grave ocorre em pessoas pertencentes aos grupos de risco:  grávidas, recém-nascidos, idosos e imunocomprometidos; aos quais pertencem as 13 vítimas mortais.

A L. monocytogenes é uma bactéria ubiquitária,  resistente a várias condições adversas e que sobrevive por longos períodos no ambiente, nos alimentos (crús e contaminados após processamento), nas fábricas de produtos alimentares e nos frigoríficos domésticos. É transmitida essencialmente através do consumo de alimentos contaminados, por contaminação do recém-nascido durante o parto, infecção cruzada no ambiente hospitalar e pelo contacto com animais (que afecta sobretudo veterinários e criadores).

Pode ser prevenida cumprindo rigorosamente regras de higiene e de segurança alimentar. Adicionalmente,  os indíviduos mais susceptíveis a contrair a infecção devem evitar o consumo de alimentos que apresentam maior probabilidade de estarem contaminados.

Links úteis:

http://www.esb.ucp.pt/listeriose/

http://www.dgs.pt/

  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: