Início > Bem-estar Animal > Protecção dos Lobos através da Consciencialização

Protecção dos Lobos através da Consciencialização

Em geral, as atitudes do Homem relativamente aos lobos não mudaram muito ao longo do tempo, já que aquele tende sempre a conquistar o selvagem em nome da superioridade humana.

Como tal, a Timber Wolf Alliance liderou o projecto Wolf Awareness Week – uma semana dedicada à consciencialização da situação do lobo – para ajudar a aumentar as atitudes positivas do Homem relativamente aos lobos através da educação.

Esta espécie foi perseguida em todo o território Americano, a ponto de ser considerada em perigo de extinção nos 48 estados. O caminho para a recuperação tem sido acidentado, mas alguns programas de libertação e recuperação em parques naturais (como em Yellow Stone) têm sido bem sucedidos.

Contudo, a sua sobrevivência ainda é problemática nas regiões de criação de gado, como é o caso de Montana, em que o estado tem reinvidicado “caçadas de pesquisa” para poderem realizar matanças ininterruptas aos lobos.

Na região dos Grandes Lagos, Minnesota, Wisconsin e Michigan, a recuperação tem sido menos controversa do que no Oeste. Mas, mesmo aqui, os lobos cinzentos são alvos de caça.
Estes não foram ameaçados de extinção no Alaska, mas a hostilidade contra eles resultou em técnicas extremas como a caça aérea e a matança de filhotes em tocas. Estas técnicas têm-se tornado métodos de controle de lobos utilizadas pelo Estado.

Os lobos mexicanos, uma subespécie do lobo cinzento encontrada somente no Arizona e Novo México, devem a sua sobrevivência à diligência de reprodução em cativeiro para os programas de libertação. Esta subespécie existia apenas nos jardins zoológicos. Então a FWS (Fish and Wildlife Service) determinou a sua libertação em 1998. Contudo, devido à caça ilegal, as populações de lobos mexicanos baixaram perigosamente.

Da mesma forma, os lobos vermelhos – uma espécie distinta de lobo – encontram-se à beira da extinção. Até 1980 a população desta espécie era composta apenas por 17 lobos. Estimativas actuais indicam a existência de aproximadamente 70 lobos vermelhos na natureza, encontrados num refúgio national de vida selvagem, no nordeste da Carolina do Norte. Tal como acontece com os lobos cinzentos, a sobrevivência do lobo vermelho está ameaçado pela caça humana.
Há espaço suficiente para os seres humanos e lobos nos Estados Unidos. A única parte difícil para nós seres humanos é aprender a aceitar o que nos assusta: a mudança. Com a ajuda da “Wolf Awareness Week”, o conhecimento crescente sobre os lobos pode levar a uma mudança de atitudes e convivência com eles.

Artigo retirado de http://animals.change.org

Categorias:Bem-estar Animal
  1. Ainda sem comentários.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: