Quem Somos

Este projecto está inserido no contexto da cadeira de Higiene e Saúde Pública, correspondente ao 5º e último ano do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Évora. Após discussão e apresentação dos parâmetros pelos quais o projecto se iria guiar ao longo do ano, assim como de quais os métodos mais acessíveis e adequados, nasceu então esta página, com as suas diferentes vertentes, que esperamos sejam apenas as bases para um projecto que venha a ser desenvolvido no futuro.

O objectivo de uma intervenção veterinária no âmbito da Saúde Pública é o de prevenir a disseminação de doenças, ou seja, o estabelecimento de medidas de prevenção através da promoção de comportamentos saudáveis (ou de menor risco). Para que tal seja possível (e se ultrapassem as barreiras entre os profissionais de saúde e os cidadãos) é imprescindível o recurso a diversas ferramentas de divulgação que, em última instância, são as responsáveis pelo primeiro estímulo à alteração de determinado comportamento de risco. Estas ferramentas são-nos apresentadas, hoje em dia, em diversos formatos e recorrendo a diferentes meios; umas são-nos mais familiares que outras e o impacto que cada uma causa constitui-se como uma grandeza variável.

A Internet é um dos meios que mais potencialidades apresenta no que à disciplina de Saúde Pública diz respeito. Esta página pretende ser um elo de ligação entre a comunidade universitária, profissionais de saúde e os cidadãos. Deverá ser uma fonte de informação em si mesma e, em simultâneo, disponibilizar uma série de links onde o utilizador possa aprofundar ou completar a sua pesquisa.

Saúde Pública

Entende-se por saúde pública veterinária todas as acções passíveis de serem desenvolvidas pelo médico veterinário, com o fim de proteger, manter e/ou melhorar a saúde do Homem, tanto sob o ponto de vista do bem-estar físico e mental como social.

Este conjunto de acções incide tanto nas relações (directas e/ou indirectas) do homem com os animais, como em todas as acções que visam a produção de produtos e sub produtos de origem animal, e o impacto das mesmas no meio ambiente.

O campo de acção do médico veterinário de saúde pública é por isso muito amplo, actuando não só a nível da saúde e protecção animal, garantindo assim a saúde humana através do combate a doenças zoonóticas e a segurança sanitária dos produtos de origem animal, como também tem responsabilidades na preservação do meio ambiente.

O aumento da população humana condiciona de forma inequívoca o tipo de produção animal, que por sua vez determina o quadro nosológico com que o médico veterinário tem de lidar. São de realçar o aparecimento de novos agentes patogénicos que, numa perspectiva darwiana, estão cada vez mais aptos a sobreviver aos meios desenvolvidos pelo homem para os combater.

A possibilidade de disseminação de agentes patogénicos, potenciada pela globalização mundial do comércio, e o aumento do tráfego, quer de pessoas quer de animais, aumentou significativamente a possibilidade da ocorrência de zoonoses com carácter pandémico.

Além disso, a alteração do tecido sócio-económico, promoveu uma urbanização acelerada, com alteração de comportamentos na área do consumo, com o aumento da procura de produtos prontos a serem consumidos. Este aspecto leva a que várias fases do processamento e transporte de alimentos possam ser facilmente comprometidos, afectando um grande número de pessoas, o que não sucede numa economia de subsistência.

Por outro lado, as alterações demográficas, com o aparecimento de públicos mais vulneráveis e com cada vez maior peso na sociedade, colocam novos desafios na área da saúde pública, ao médico veterinário.

Sendo uma área relativamente recente no que ao ensino diz respeito, não há balizas demarcadas, o que a torna extremamente aliciante, posicionando novamente a profissão do médico veterinário como um pilar essencial da saúde pública, como já o foi no passado.

  1. Setembro 9, 2009 às 08:35

    Super-Duper site! I am loving it!! Will come back again – taking you feeds also, Thanks.

  2. Outubro 7, 2009 às 00:44

    thanks !! very helpful post!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: